Saber como aproveitar o potencial do business intelligence no trade marketing é uma habilidade que pode fazer toda a diferença para os negócios, trazendo resultados altamente positivos.
Mas se você ainda não está familiarizado com essa estratégia, este conteúdo vai te ajudar a ficar por dentro do assunto.
Vamos começar traçando um panorama sobre os impactos da tecnologia no trade, passaremos pelas vantagens de utilizar o BI e, por fim, vamos compartilhar dicas valiosas para otimizar o planejamento de suas ações no PDV.
Continue a leitura para saber mais!
Como a evolução da tecnologia impacta o trade marketing?
O avanço da tecnologia, bem como o surgimento de ferramentas cada vez mais funcionais e interativas, vem promovendo transformações em todos os tipos de empresa e segmentos de mercado e quando falamos em trade marketing, a dinâmica não é diferente.
Hoje em dia, muitas atividades que antes eram realizadas manualmente já podem ser executadas de forma automatizada, como a análise da disposição dos produtos no PDV ou a realização de pesquisas junto ao público consumidor.
Com o suporte de softwares específicos, todo o processo de coleta e monitoramento de dados passa a contar com muito mais agilidade e praticidade, permitindo que as empresas possam calcular os seus índices de performance e o retorno dos investimentos – ROI, com eficácia.
Quais as vantagens de utilizar estratégias de business intelligence no trade marketing?
O business intelligence tem o objetivo de integrar e processar um alto volume de dados para transformá-los em informações que contribuam com a realização de projeções e com o planejamento estratégico da empresa.
Ao apostar na integração do BI com as ações de trade, é possível conquistar uma série de benefícios, como:
- Tomada de decisões com base em dados e indicadores valiosos;
- Desenvolvimento de estratégias de PDV mais assertivas;
- Aumento da produtividade e da integração entre os times;
- Otimização das atividades e redução de falhas;
- Agilidade para a mensuração dos resultados.
Mas, como utilizar o BI nos 3 níveis de planejamento de trade?
Agora que você já sabe mais sobre o potencial do business intelligence para suas estratégias de PDV, vamos te contar como implementar o BI nas diferentes etapas do seu planejamento de trade. Acompanhe a seguir!
Nível estratégico
Essa primeira etapa está ligada a uma visão mais macro do negócio, por isso, inclui aspectos relacionados ao posicionamento da marca em seu segmento e às decisões de longo prazo que vão trazer impactos para o futuro da companhia.
Por afetar a performance da empresa como um todo, o planejamento de nível estratégico é uma responsabilidade exclusivamente associada aos gestores e à diretoria corporativa. Nesse caso, as ferramentas de business intelligence entram em cena para identificar tendências e movimentações de mercado, permitindo que os líderes possam se preparar de forma adequada para enfrentar os novos desafios com sucesso.
Nível tático
Também chamado de analítico, o nível tático está relacionado a departamentos mais específicos da empresa, com foco no estabelecimento de metas de médio prazo para assegurar que os objetivos estabelecidos no nível estratégico sejam colocados em prática com sucesso.
Nessa etapa, o BI fornece aos gerentes e líderes de cada setor, informações sobre o desempenho dos times e identifica possíveis falhas ou pontos de melhoria nos processos, permitindo o investimento em ações importantes como treinamentos e atualização de equipamentos e infraestruturas.
Nível operacional
Por fim, mas não menos importante, o nível operacional define as ações mais pontuais e de curto prazo da empresa, como estabelecimento de cronogramas e rotinas corporativas, definição dos profissionais que vão compor os diferentes times, bem como as responsabilidades e prazos para realização das atividades definidas em etapas anteriores do planejamento.
Por serem mais práticas e setoriais, as decisões desse nível são geralmente tomadas pelos técnicos e analistas, que utilizam os recursos de BI para organizar informações e acompanhar os processos em tempo real de uma forma muito mais ágil e eficiente.
Seja qual for o perfil da sua empresa, contar com as ferramentas tecnológicas mais adequadas é essencial para estabelecer uma estratégia de vendas de sucesso.
Se você também concorda com essa máxima e gostou de saber mais sobre o potencial do business intelligence no trade marketing, aproveite para conhecer a solução para trade marketing da Take 5 e transforme suas ações de treinamento no PDV!