3 tendências do mercado de educação corporativa
O ano de 2024 será um período de consolidação para a educação corporativa. À medida que a tecnologia e o aprendizado on-line evoluem, o e-training continuará enfrentando desafios. Por isso, é importante manter as suas estratégias atualizadas e entender a fundo as necessidades e expectativas do público e do mercado.
De acordo com Alceu Costa Junior, CEO e fundador do Grupo Take 5, o principal desafio do e-learning nos dias de hoje é aprimorar a experiência do usuário – e para alcançar esse objetivo, é preciso adotar algumas linhas de ação baseada em três tendências que devem permear o mercado de educação corporativa neste ano.
1. Inteligência Artificial
A incorporação dos recursos de Inteligência Artificial nas ferramentas de educação corporativa deve acontecer de forma gradual nas organizações. Na opinião de Alceu, “empresas de todos os setores que buscam resultados de longa duração estão trabalhando com um pouco mais de cautela, gestando soluções e serviços que vão, de fato, ser relevantes a ponto de trazer ganhos sensíveis e perenes para a experiência dos usuários do segmento de educação corporativa”.
2. TurnKeys
A concentração de investimentos em soluções de educação corporativa TurnKeys (soluções providas por empresas que atuam com serviços integrados de aprendizado corporativo) deve prevalecer nas grandes corporações. Ainda de acordo com Alceu, o motivo para isso é simples: tais soluções são capazes de oferecer plataformas e serviços completos, integrados com criação de conteúdo personalizado, ações de engajamento, projetos de gamificação, dashboards de Business Intelligence e muito mais.
3. Plataformas LMS
Espera-se que em 2024 as plataformas de LMS (Sistema de Gestão da Aprendizagem) continuem em alta, com interfaces mais intuitivas e soluções mais personalizadas para reduzir a curva de aprendizado dos usuários. Tudo isso, com um objetivo em comum: gerar mais resultados positivos. Segundo Alceu, “a preocupação em criar dashboards de dados e relatórios igualmente intuitivos é outro tópico que tende a dominar o setor e atrair grande parte dos investimentos”.
A consolidação da educação corporativa é uma realidade iminente, prometendo uma evolução auspiciosa em 2024. O foco na excelência da experiência do usuário não só impulsionará a inovação, mas também garantirá resultados duradouros. E você, o que pensa a respeito? Deixe a sua opinião nos comentários.