5 Ações essenciais para colocar em prática com a sua equipe de Trade Marketing

ações de trade marketing

 

As ações de Trade Marketing procuram otimizar a tomada de decisão do cliente ao ter contato com um produto. O posicionamento do produto  na prateleira X do mercado não é por acaso, existe um estudo de mercado que aponta que aquele espaço X é melhor que o espaço Y.

Empresas que se posicionam no varejo sabem que ocupar o local errado pode ocasionar na perda não só financeira, mas dos clientes em potencial, além dos já fidelizados. 

Existem 5 ações essenciais que você precisa colocar em prática com a sua equipe de Trade Marketing se quiser se destacar diante dos concorrentes.

Saiba o que você precisa fazer para fortalecer sua marca e ser a escolha certa para os consumidores. Continue a leitura para aprender a colocar em prática essas cinco ações!

O que é Trade Marketing?

O departamento de Marketing tem frentes de atuação diferentes, por exemplo, o Trade Marketing na maior parte das vezes está relacionado a campanhas B2C – de empresa para consumidor- com objetivo de atender ao ponto de venda (PDV) e as necessidades dos consumidores.

Em geral, as ações de trade marketing procuram facilitar a distribuição de mercadorias, promover a venda de produtos, melhorar a experiência do consumidor, reposicionamento de marca e a ações correlatas. Entre as ações mais comuns estão: promoções no mix de produtos, canais integrados de venda, análise de concorrentes, novas oportunidades de negócio e PDV.

Trade Marketing e estratégias para melhorar a visibilidade da sua empresa

Nos últimos 10 anos, a presença online tornou-se uma realidade para empresas e usuários. Construir uma presença constante através de estratégias de Trade Marketing melhoram a visibilidade da empresa e impactam positivamente no PDV.

Os consumidores não querem ser só mais um cliente, eles querem fazer parte do processo, oferecer ideias, participar das campanhas, indicar para amigos e familiares. Se você acredita que isso não tem nada a ver com Trade Marketing está enganado.

Campanhas que pedem a participação do público recebem mais engajamento, a Coca-Cola, uma das maiores empresas no setor de bebidas, sempre investe em promoções e campanhas que ressaltam a importância das pessoas. 

A prova disso foi uma de suas campanhas onde eles disponibilizaram para as pessoas enviarem fotos que tivesse relação com a marca e assim realizarem a publicação das melhores em suas redes. Outra ação foi uma campanha que permitiu que os consumidores interagissem, com votos no novo sabor de determinada bebida.

Nenhuma dessas ações é realizada ao acaso, elas são estratégias desenvolvidas pela equipe de Trade. A visibilidade tem relação com fazer-se notar pelos consumidores, fornecedores, concorrentes e até mesmo outros segmentos.

Por que investir em ações de Trade Marketing?

Uma pesquisa levantada pela Nielsen Media Research, afirmou que 70% das decisões de compra são no Ponto de Venda (PDV), ou seja, a maior parte dos consumidores realiza compras por impulso. O Trade Marketing é responsável pelo comando de ação que incentiva que o indivíduo decida comprar, entretanto, quando a ação de trade não é feita corretamente os possíveis consumidores se afastam do produto.

O departamento de trade é essencial para empresas que desejam alavancar as vendas, a partir de experiências que engajam o produto junto ao cliente. Como resultado das ações de trade marketing a empresa vai ter: maior engajamento do público com a marca, crescimento de vendas, proporcionar experiências significativas para os consumidores, aumento da visibilidade ao expor o produto e claro atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

O shopper procura investir em ações que solucionem problemas da audiência. A princípio até pode parecer complicado, mas não é.

Como mensurar as ações de Trade Marketing?

É uma prática comum mensurar os resultados obtidos a partir de uma ação de marketing. Não se trata de uma vaidade saber o desempenho, mas de uma necessidade, assim conseguimos saber quais campanhas trazem o melhor desempenho, ou que precisam de mais investimento, os riscos, além de identificar quais foram os pontos fracos no passado para não repetir o mesmo erro.

Para mensurar os resultados você pode usar as seguintes métricas:

ROI – Relatório sobre o Investimento: Essa métrica é bastante usada para analisar o retorno financeiro de uma campanha, produto, serviço. O ROI aponta se a empresa teve lucro a partir do investimento ou não, em termos simples, o valor gasto gerou retorno ou prejuízo?

Taxa de Conversão: Vender não é uma tarefa fácil. Com isso em mente, precisamos observar a taxa de conversão, ou seja, quantas pessoas tiveram contato com o produto e finalizaram a compra. Em geral, as ações de trade marketing procuram aumentar o número de vendas, como temos conversado até aqui, seja online ou presencial, a partir das ações as vendas subiram? Se a resposta for negativa, é preciso rever a estratégia.

Origem do Tráfego: Mensurar a procura do seu produto online é importante, afinal o mundo está cada vez mais digital. Investir em ferramentas que relevem a origem do usuário e fornecem um perfil ajuda a equipe de marketing a otimizar as campanhas na internet. Quando falamos em origem do tráfego temos que considerar:

  • Busca Orgânica: o acesso natural, aquele que é realizado através de palavras chaves nos buscadores como: Google, Bing, Yahoo;
  • Links: também chamado de tráfego de referência, quando uma publicação ou site parceiro leva até o seu site;
  • Tráfego Pago: o acesso através de campanhas patrocinadas no Google, redes sociais ou até por meio de parceiros;
  • Tráfego Direto: quando os usuários digitam o endereço do site no navegador, ou entram através do “favorito”, quando salvamos o site entre os mais usados.

5 Ações essenciais para colocar em prática com a sua equipe de Trade Marketing

5 ações essenciais para colocar em prática na sua empresa

O principal objetivo nas ações de trade marketing é aumentar o número de vendas, entretanto anterior ao crescimento de vendas é preciso melhorar alguns fatores para que o alvo seja alcançado, como, por exemplo, desenvolver uma boa comunicação com os promotores, investir no relacionamento com os fornecedores, realizar treinamentos, fazer parte da mobilidade digital e gerenciar os processos a partir de categorias.

No entanto, para garantir o crescimento você precisa colocar em prática essas cinco ações na sua empresa que visam o fortalecimento da marca diante dos consumidores e do mercado:

1. Comunicação com os promotores

Ninguém melhor do que os promotores para identificar oportunidades em campo, isso porque eles estão presentes no dia a dia do produto e fazem a ponte entre o produto-empresa-PDV.

O promotor precisa entender a respeito da abordagem ao cliente, posicionamento, saída e estoque dos produtos, além de identificar oportunidades para aumentar as vendas e até mesmo ações da concorrência. Para isso é importante que o canal de comunicação com os promotores seja direto e em tempo real.

2. Gerenciamento por categorias

Alinhado a ter uma presença constante no PDV está o gerenciamento de categorias. Clientes precisam encontrar o seu produto próximo a produtos similares ou até mesmo em corredores onde seu produto é correlacionado ao principal. Por exemplo, quando vamos ao corredor da cerveja, encontramos amendoim. Quando vamos no corredor  de óleo, encotramos pipoca.. A visibilidade no Shopper pode ser alcançada com cores chamativas, gôndolas interativas e ambientação estratégica para converter o estímulo em vendas.

3. Mobilidade digital

O uso de aplicativos de trade marketing possibilita uma ação integrada em todas as frentes do negócio. Permite a análise das métricas, acompanhar a saída do produto em tempo real, fiscalizar, acompanhar os promotores, tirar dúvidas e muito mais.

A mobilidade digital ajuda a equipe implementadora das ações a descobrir preferências, marcar os melhores pontos, check-list de atividades, criar roteiros eficientes a partir do celular para os promotores que estiverem em deslocamento.

4. Treinamento e gestão dos processos

Gerir os processos é importante em qualquer etapa, nas ações trade marketing, não é diferente. Investir em plataformas de gestão de processos ajudará a empresa a otimizar o tempo dos colaboradores e montar um ponto de venda mais assertivo e atraente para os consumidores.

Ficou curioso para saber qual é a última ação? Continue com a gente!

5. Relacionamento com os fornecedores

Um relacionamento sólido com os fornecedores demonstra que sua empresa está interessada em pessoas, além das relações comerciais, mas lembre-se que ainda é uma relação de trabalho. Ambos vão garantir vantagens para seus negócios como prazos diferenciados, ofertas, preferência na exposição ou em parcerias para determinado produto e até divulgação e ações especiais.

A visibilidade proporcionada pelas estratégias de marketing, especialmente nas ações do departamento de trade marketing são essenciais para aumentar a visibilidade dos produtos no shopper. Como conversamos, uma das ações imprescindíveis é investir na mobilidade digital e em soluções que facilitem a gestão da área, a plataforma LMS é a ferramenta que possibilita a gestão dos processos de forma fácil, em tempo real e de qualquer lugar.

Imagine um treinamento completo e com métricas para comprovar a eficácia da ação, é o que a solução LMS da Take 5 faz! Quer saber como colocar em prática as ações de trade marketing na sua empresa? Converse com um dos nossos especialistas agora mesmo.

 


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