Plataforma Electrolux Instala alcança resultados recordes em marketing de relacionamento e vendas
Quando você acessa o site do Electrolux Instala, a primeira frase que vai ler é: “O melhor programa de treinamentos e recompensas para instaladores do Brasil!”. Um anúncio deste tipo não pode ser mera retórica, e de fato não é, já que em apenas um ano a plataforma conquistou a atenção de quase um terço dos instaladores de ar-condicionado do país.
Se atrair já é uma tarefa grandiosa, engajar e fidelizar são desafios ainda maiores. Os resultados alcançados mostraram não apenas o interesse destes profissionais autônomos pelo programa, como também comprovaram a real participação e engajamento do público, que atualmente tem acesso a informações úteis e personalizadas e a recompensas que auxiliam no dia a dia do trabalho.
Todo este sucesso veio a partir de um relacionamento já consolidado entre duas empresas experts no que fazem: uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, a Electrolux; e um especialista em educação corporativa à distância, com soluções completas para treinamento, o Grupo Take 5.
A seguir, confira como um programa de treinamento corporativo bem implementado e conduzido foi capaz de criar uma nova e frutífera frente de relacionamento entre a marca Electrolux e um público extremamente técnico.
O desafio
A Electrolux percebeu que precisava estar mais perto de um público que faz muita diferença no dia a dia de quem compra e vende aparelhos de ar-condicionado: os profissionais autônomos que trabalham na área técnica de instalação e manutenção desses eletrodomésticos. São eles que conhecem cada detalhe deste item que já se mostra tão importante na rotina dos brasileiros, embora de pouco “apelo emotivo”, uma vez que a única expectativa que se tem em relação a um ar-condicionado é que ele funcione bem quando o botão “Ligar” for acionado. Diferentemente de um fogão, por exemplo, este eletro não contará as histórias de um bolo de aniversário ou de um almoço de domingo. A Electrolux entendia que o relacionamento próximo e duradouro com estes profissionais seria ainda mais promissor devido a este contexto específico para gerar o sentimento de valorização, o aumento do apreço pela marca, e a natural recomendação sobre os aparelhos Electrolux.
Ciente desta questão, a fabricante buscou seu parceiro já de longa data em educação corporativa, o Grupo Take 5.
Uma boa ideia
Antes de um relacionamento entre a marca e os profissionais autônomos, a relação duradoura entre a Electrolux e o Grupo Take 5 foi essencial para que o desafio fosse bem compreendido e, a partir daí, a estratégia fosse traçada. Depois de algumas conversas, o time elencou todos os objetivos práticos a serem atendidos pela solução desenvolvida, que deveria oferecer conteúdo de alta qualidade diretamente das mãos da Electrolux para os instaladores autônomos.
O passo seguinte foi definir as três frentes principais do programa, que seriam: atrair participantes interessados em treinamento corporativo; engajar e fidelizar a base de usuários do LMS (“Learning Management System”) e acompanhar e medir os dados e resultados (Business Intelligence).
Longe de ser uma distração ou apenas uma diversão com bônus para os participantes, o Electrolux Instala lida com assuntos técnicos que geram impacto real no dia a dia de trabalho e elevam a qualidade do serviço prestado pelos profissionais que participam do programa.
E esta linha de atuação retrata um dos segredos de qualquer programa de relacionamento, que é saber com quem se está conversando, usar a linguagem adequada, ouvir os envolvidos e entregar soluções que realmente façam sentido para eles.
Pensando no pilar de engajamento, o Grupo Take 5 incluiu em sua estratégia de sucesso o atendimento direto e atencioso aos usuários, e recebeu como retorno um público presente, ativo e que contribui com constantes sugestões de avanços da ferramenta. Ainda no primeiro ano de atividade, foram inauguradas lives com conteúdo altamente relevante e participação direta de experts da Electrolux para o público, permitindo interação, tudo dentro da plataforma LMS de maneira integrada.
Para que tudo funcionasse bem, o Grupo Take 5 atuou como principal agente do programa, alinhavando a atuação de todos os stakeholders envolvidos com o projeto: profissionais da Electrolux, agências de marketing digital, contact center técnico, entre outros que também contribuíram para alcançar os alvos.
Os resultados
Ideia aprovada, objetivos definidos, linhas de atuação determinadas. Era chegada a hora da ação: criar a plataforma digital do projeto, onde os profissionais poderiam se inscrever de forma totalmente gratuita para acessar os cursos, baixar conteúdos exclusivos, realizar treinamentos, obter atendimento especializado e participar de desafios lúdicos de aprendizagem.
Quando o primeiro técnico se inscreveu, tudo estava pronto para recebê-lo no Electrolux Instala. Por isso, os resultados logo vieram:
– 72 cursos e treinamentos foram ofertados, com conteúdo atualizado e diversificado por meio de vídeos e textos disponibilizados na plataforma.
– 4 mil horas de conteúdo foram consumidas.
– Milhares de certificados foram emitidos na plataforma de treinamento (mais precisamente, uma média de 8 certificados por participante no primeiro ano), deixando claro o interesse genuíno dos instaladores em aperfeiçoar seu trabalho e obter cada vez mais conhecimento sobre as novidades dos produtos para solucionar os problemas dos seus clientes.
Enfim, logo no primeiro ano de atuação, o Electrolux Instala superou todas as expectativas e ajudou milhares de instaladores a se aperfeiçoarem na profissão e prestarem serviços de mais qualidade e com amplo conhecimento sobre os produtos da marca.
Um olhar para o futuro
Satisfeitos? Ainda não!
A etapa atual desta parceria está focada na base de instaladores que já participam do Instala para nutrir o relacionamento com eles e garantir a manutenção do interesse pelo programa. O desafio para o segundo ano é ampliar o acesso aos conteúdos oferecidos e aumentar a adesão dos técnicos, garantindo que esses profissionais de instalação continuem consumindo e absorvendo o conteúdo com qualidade e divulguem seus benefícios aos clientes, gerando uma corrente de confiança.
Os resultados, que certamente continuarão surpreendendo positivamente, serão acompanhados de perto através da análise de dados via Business Intelligence e, sem dúvida, refletirão na qualidade do atendimento prestado por estes técnicos aos clientes Electrolux, antigos e novos, e nos resultados crescentes em marketing de relacionamento e vendas da companhia.
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