Como o RH deve combater o etarismo nas empresas
O etarismo é um preconceito baseado na idade, mais comum contra as pessoas idosas, manifestando-se principalmente na desconsideração desses indivíduos e de suas opiniões na sociedade.
Também conhecido como idadismo e ageismo, o etarismo pode estar presente em vários contextos, como familiar, profissional e de saúde.
No âmbito empresarial, é essencial que o RH tenha um plano de ação em situações de etarismo, assim como em qualquer outro tipo de preconceito. Isso exige uma nova compreensão do que é envelhecimento, reconhecendo a diversidade e versatilidade dos profissionais com mais experiência de vida.
Campanhas de comunicação internas para aumentar a conscientização sobre o assunto também podem ajudar nesse processo. É comum associarmos fragilidade e dependência com envelhecimento, mas nem sempre isso é uma realidade. Pessoas mais velhas continuam sendo ativas e participativas em diversos assuntos.
Por isso, é tão importante adotar representações realistas do envelhecimento e dar voz aos profissionais mais experientes. Um outro papel importante do RH e das lideranças é evitar o conflito entre gerações e garantir que a linguagem usada externa e internamente seja compreensiva e não estereotipada, mesmo que bem intencionada.
Lidar com o etarismo é se preparar para o futuro. A população brasileira vem envelhecendo de forma acelerada, com baixas taxas de mortalidade e condições de vida cada vez melhores. Uma pesquisa realizada pela Maturi em parceria com a EY Brasil projetou que 57% dos trabalhadores no país terão mais de 45 anos em 2040.
No presente, já existem consequências legais para aqueles que praticam o etarismo. A lei de discriminação da pessoa idosa é uma realidade desde 2003. De acordo com o Estatuto do Idoso, o delito ocorre quando uma pessoa é tratada de forma injusta ou desigual em razão da sua idade. A pena prevista é de seis meses a um ano de reclusão e multa.
Agora que você já entendeu o básico sobre etarismo, não deixe de considerar esse ponto no seu planejamento de RH. Para além de valores e ética, as empresas devem adotar um posicionamento para inserir e manter profissionais mais idosos no mercado. A experiência pode ser uma fonte valiosa de conhecimento e eficiência profissional.
A próxima edição do Take 5 Lounge, nosso videocast, abordará o tema “O melhor de cada geração no ambiente de trabalho”. Se você deseja se aprofundar e receber insights valiosos sobre o assunto, vale a pena conferir. O episódio em breve estará disponível, enquanto isso, aproveite para assistir os anteriores nos nossos perfis oficiais do Spotify e YouTube. É só pesquisar por “Take 5 Lounge”.