Na teoria, o discurso de promover um ambiente de capacitação para os colaboradores é algo que chama a atenção positivamente, atraindo credibilidade à empresa. Na prática, podem surgir diversas dificuldades na hora de aplicar a educação corporativa, principalmente conseguir engajamento nos treinamentos online.
Mas por que é tão difícil fazer com que os profissionais se animem e se apliquem com esse tipo de qualificação virtual? Neste artigo, vamos abordar alguns fatores que explicam essa questão e apresentar dicas de como alcançar o objetivo de engajar os profissionais a participar das capacitações. Continue a leitura!
Por que oferecer capacitação aos colaboradores é tão importante?
Antes de falarmos sobre as dificuldades que atrapalham o engajamento nos treinamentos online, vale a pena entender qual é a importância de oferecer capacitação na empresa.
Na verdade, a educação corporativa continuada, seja online ou presencial, é uma prática de excelência, adotada por grandes companhias no mundo afora. Ainda mais na atualidade, em que os processos estão cada vez mais tecnológicos.
Dessa forma, oferecer um programa de qualificação no ambiente profissional é fundamental para a evolução individual e coletiva no ambiente de trabalho. Trata-se de uma atitude que beneficia todas as partes.
De um lado, o colaborador desenvolve e aprimora suas competências. Do outro, a empresa passa a receber serviços mais qualificados e produtivos.
Mas, o que significa ter engajamento nos treinamentos online?
Diferentes dicionários indicam que o verbo engajar tem relação com “participar colaborando com alguma coisa”. Na política, o engajamento está associado à identidade ideológica, à luta por uma causa. Já na esfera comercial, a semântica da palavra vai mais ao encontro de interagir com uma marca e, no contexto do treinamento, o significado é o mesmo.
Ter engajamento com um curso corporativo ministrado de forma online representa participar das atividades com afinco, compreender a importância do conteúdo e usufruir plenamente do processo de aprendizagem.
Quais são as principais dificuldades na aprendizagem para os colaboradores?
Você pode estar se perguntando: afinal, se os treinamentos online são positivos tanto para as empresas quanto para os colaboradores, por que é tão difícil conseguir engajamento nesse tipo de programa?
As respostas são variadas, mas a maior parte delas tem a ver com questões de perfil geracional, de fatores ambientais e contextos sociais.
Vamos ao primeiro ponto: se os profissionais da sua empresa não estão muito engajados, pode ser que eles não estejam acostumados com esse modelo de ensino e aprendizagem, por exemplo, ou que não estejam adaptados ao uso de ferramentas tecnológicas.
Outro fator é o ambiente onde eles realizam os estudos. Será que estudar em casa — com a presença muitas vezes de filhos, parceiros, animais e os afazeres domésticos — é viável? Será que o cansaço também acaba contribuindo para o não engajamento? Essas são questões que devem ser também avaliadas.
O que mais pode prejudicar o engajamento nos treinamentos online?
Suponhamos que todas as premissas pontuadas no tópico anterior sejam descartadas. Então, o que mais pode prejudicar o engajamento nas aulas online da empresa?
Uma resposta bastante pertinente é a estrutura e o conteúdo do curso. Afinal, a capacitação está fazendo sentido para os profissionais? Caso a resposta seja negativa, todo o processo será prejudicado e não haverá engajamento, mesmo.
O mais indicado nesses casos é consultar os colaboradores e saber quais são as opiniões deles a respeito dos cursos, do método, da estrutura e das ferramentas utilizadas.
Esse diálogo é crucial para compreender as expectativas, escutar as queixas e alinhar o processo de um modo que contribua para o engajamento.
Diante de todas as informações expostas, podemos dizer que para elaborar um treinamento online envolvente é preciso primeiro entender as demandas, os objetivos e as condições dos colaboradores.
Após essa etapa, é importante desenvolver um método que dê autonomia, que desperte o sentido de participar das atividades, que demonstre os ganhos reais de fazer o treinamento, que seja um conteúdo rapidamente aplicável à prática e permita flexibilidade aos seus colaboradores.
A missão de promover engajamento em treinamentos online não é fácil mas, se bem planejada e executada, ao invés de problema, pode se tornar uma solução. O interessante desse processo é não ter uma abordagem top-down, mas sim bottom-up. Além disso, é fundamental contratar uma empresa especializada em educação corporativa.
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