Compreender os novos hábitos de consumo dos clientes está diretamente relacionado a destacar-se diante dos concorrentes, entretanto, uma boa estratégia de gestão de Trade Marketing visa assegurar vida longa ao produto.
A partir de pesquisas de mercado com métodos de compra, logística, excelência do produto ou serviço oferecido, a equipe de Trade busca inovar, surpreender e fidelizar os compradores da marca e até mesmo conquistar novos clientes
O departamento é de suma importância para organizações que têm o crescimento como parte da cultura interna. Um dos pilares para o sucesso na condução da equipe é a boa comunicação, infelizmente, está cada vez mais difícil transmitir mensagens claras e concisas, devido ao mau planejamento, falta de diálogo, pressa em obter resultados, profissionais sem treinamento e outros fatores.
Devido à volatilidade encontrada no mercado nos últimos anos, a aquisição de aplicativos que facilitem a gestão de equipe é uma necessidade para empresas que têm em vista acompanhar em tempo real o número de vendas, localidade, comprovação da qualidade, demanda, reposicionamento de produto e muito mais.
Ter profissionais bem treinados para reconhecer os pontos mencionados anteriormente é essencial. Quer saber como os aplicativos que dão suporte à aprendizagem podem facilitar o gerenciamento da sua equipe? Continue com a gente!
A importância de apostar em tecnologias na gestão de equipes
Imagine que sua equipe realizou o planejamento, investiu em divulgação, distribuiu as tarefas, preparou o material para a inauguração, mas não sabe como fazer a gestão da equipe. O que aconteceria?
De nada valeria a execução dos passos anteriores, quando falamos em gestão de trade marketing precisamos de dados. Você já deve ter ouvido a frase “informação é poder” ela é uma verdade absoluta ao alavancar um produto, afinal ações focadas no B2B (business to business) unem todos os canais da empresa em prol de impulsionar as vendas.
Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no quarto semestre de 2018, 79,3% da população brasileira com mais de dez anos tem um telefone celular e usa ativamente. Literalmente, a informação está na palma da mão da maior parte dos brasileiros, então, por que não usar a tecnologia para na gestão da equipe de trade?
Os promotores de vendas têm que ter autonomia, agilidade e eficiência durante o expediente, os aplicativos são importantes para manter a constância no volume de informações, facilitar o registro de dados, cumprir os roteiros, encaminhar e receber relatórios.
Em um mundo cada vez mais conectado, os gestores precisam ter uma visão ampla do comportamento da equipe para entender os problemas, dificuldades, conquistas e colaborar para o crescimento dos funcionários.
Como o uso de aplicativos pode facilitar seu time de Trade Marketing?
O gerenciamento a partir de dispositivos móveis, Mobile Device Management (MDM – sigla em inglês) acelera o crescimento dos colaboradores, aumenta as vendas, visa melhorar o ponto de venda (PDV) e controlar os fluxos.
Segundo a AMPRO – Associação de Marketing Promocional, 71% dos entrevistados falaram que os métodos usados pela empresa não atendem suas necessidades, ou seja, a não utilização da tecnologia retém o potencial da empresa.
Otimização das Vendas: as ações desenvolvidas no PDV precisam estar com baixo risco de fracasso. Os aplicativos de gestão trazem os dados e permitem que o promotor avalie com base nos resultados anteriores se aquele PDV está montado da forma correta ou não.
Um bom ponto de venda tem que deixar o produto à mostra, ao alcance do consumidor e fazer-se lembrar.
Controlar entrada e saída de produtos: o controle manual de entrada e saída está em desuso. O aplicativo pode ser instalado no smartphone e todo o processo pode ser realizado digitalmente, ou seja, toda a equipe usando o mesmo App e as informações sendo atualizadas em tempo real. Assim você não corre mais o risco de comprar produtos que já têm e possuem baixa adesão ou o contrário, comprar poucos produtos que tenham alta demanda.
Base de dados consistente: após reunir as informações elas precisam ser analisadas, separadas e colocadas em grupos, quanto mais organizada estiver sua base mais resultados positivos você terá. Construir uma base de dados tem relação com descobrir hábitos de consumo, identificar vontades e desejos, e oportunidades para atrair novos clientes.
Atualização em tempo real: monitorar o desempenho individual dos colaboradores, a partir de produtos, regiões e outros dados que sejam relevantes para a análise de performance é delimitar táticas para resolver os problemas que serão encontrados.
5 Benefícios dessa ferramenta para transformar a sua equipe
O uso da tecnologia está na casa dos brasileiros e nós já não sabemos mais viver sem, de 10 pessoas 9 possuem um telefone móvel, precisamos usar a potencialidade dessas ferramentas para melhorar os organismos de trabalho.
Os aplicativos para gestão de Trade Marketing trazem inúmeros benefícios e facilidades para os gestores, como:
Otimização de dados
Com o auxílio do aplicativo todos os dados estarão disponíveis num só lugar, nada mais de perder anotações importantes. Tudo o que o funcionário precisa fazer é alimentar a base das informações e o sistema faz o restante.
Ao identificar falhas e problemas a partir dos dados, é mais fácil reverter ou controlar os danos.
Posicionamento relevante diante do mercado
Um software de gestão de trade marketing permite a realização de estratégias eficientes para melhorar o posicionamento, por exemplo, expor os produtos da melhor forma nas gôndolas, verificar a oscilação de preços e encontrar as necessidades dos clientes. A partir dos dados no sistema a equipe consegue posicionar assertivamente e destacar-se dos concorrentes.
Gestão 360º
Os computadores, telefones móveis e outros dispositivos eletrônicos fazem parte da mobilidade corporativa ou gestão 360º. Que se traduz na possibilidade a partir da integração de sistemas de inteligência que disponibilizam relatórios, avaliações, de acordo com as necessidades de cada empresa e que podem ser monitorados pelos gestores de qualquer lugar.
Blended Learning
O blended learning (b-learning) é a combinação entre o ensino presencial e o online, ou seja, a educação híbrida com objetivo de estimular a participação dos colaboradores em atividades do cotidiano através de situações que simulem a realidade.
B-learning incentiva a autonomia do funcionário na construção dos seus próprios métodos, além de melhorar a relação do colaborador com suas tarefas e o relacionamento com a equipe.
Gamificação
A gamificação está presente nas empresas por meio de estratégias interativas que possuem um objetivo em comum, a principal diferença entre b-learning e gamificação é que este último utiliza recursos de jogos de entretenimento para desenvolver habilidades.
No Trade Marketing tem foco no engajamento, aumento de vendas, aumentar a interação do público-alvo, marca e muito mais. Aqui são usados recursos de ranking, medalhas e pontos que permitem aos participantes acompanharem o seu desempenho.
Um dos pontos principais para gerenciar os colaboradores é ter soluções inovadoras que otimizem os processos, realizem o controle das operações, identifiquem os problemas e proponham soluções pertinentes. Tudo isso é viável quando temos em mãos um bom aplicativo para armazenar os dados relevantes.
Ficou interessado em investir em um aplicativo para gestão da sua equipe de Trade Marketing? Nós da Take 5 contamos com o sistema LMS que oferece os benefícios que conversamos até aqui e muito mais. Agilidade, visão 360º, treinamento sob medida, gamificação e outras ferramentas que vão dar o suporte necessário para você ter uma equipe de ponta!
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