Gestão do conhecimento: o que é e por que aplicá-la na sua empresa

 

Estamos vivendo em um mundo absolutamente conectado, onde informações passam em nossa frente a todo instante, desde as que percebemos, e temos interesse, até aquelas que não são úteis ou até mesmo passam despercebidas.

A internet trouxe conexões entre pessoas e instituições que não eram nem cogitadas anteriormente, mas ao mesmo tempo nos jogou em um poço sem fundo de dados, estatísticas, acontecimentos e notícias. Isso tudo, multiplicado pelo tamanho de uma pequena ou média empresa, pode ser muito útil, ou prejudicial. O que vai definir qual das opções é a gestão do conhecimento nas organizações.

Uma empresa gera gigabytes de informações todos os dias, somado a fatores externos como os acontecimentos na política, mudanças na condução econômica, acontecimentos de cunho social. Tudo isso deve ser manejado de forma a não afogar as pessoas em informação, mas também ajudar os responsáveis a tirar o melhor proveito possível disso e tomar as melhores decisões.

Iremos compreender melhor o que significa exatamente a gestão do conhecimento, como ela será utilizada em sua empresa e quais suas principais características. Além disso, iremos abordar as práticas mais utilizadas no mundo dos negócios e vamos explicar como os vídeos podem ser ferramentas ideais para gerir o conhecimento dentro da sua empresa. Acompanhe!

O que é gestão do conhecimento?

O conceito de gestão do conhecimento nas organizações vem de uma prática iniciada nos países anglo saxões, Knowledge Management (ou KM), que na verdade são um conjunto de ações que uma empresa toma (ou deveria tomar). Isso significa reconhecer e identificar informações e conhecimentos disponíveis para os funcionários relevantes que ajudarão em suas atividades e beneficiarão a empresa.

Inicialmente é necessário constatar que informações e conhecimentos sua empresa e seus colaboradores possuem que podem ser úteis para o funcionamento e desempenho da empresa. Após isso, esses conhecimentos devem passar por uma etapa de globalização, ou seja, serem transformados em processos dentro da empresa, de forma que ninguém monopolize a competência. Além disso, ainda é necessário verificar que outros conhecimentos específicos são necessários para um resultado melhor ainda.

Para que serve a gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento nas organizações é uma forma de melhorar os resultados da empresa, comparados ao período anterior. Ao aplicá-la da forma correta, a sua empresa ganha vantagens comparativas às concorrentes, dá valor ao capital intelectual e humano, valoriza seus colaboradores e ainda economiza em pesquisa e contratações.

A gestão trabalha com a organização da empresa como um todo, gerando e dividindo o conhecimento criado internamente e externamente. Por conta disso, desde as habilidades e conhecimentos dos funcionários até a observação de competidores, inovações tecnológicas e até mesmo onde a empresa está inserida – âmbito sociocultural – são relevantes para a técnica.

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Quais os principais elementos da gestão do conhecimento?

Existem alguns pontos envolvidos na gestão do conhecimento que permitem que a empresa se beneficie dos seus resultados. São eles:

  • Colaboradores – Que conhecimento eles possuem que é benéfico para a empresa? Qual o nível de comunicação entre eles? É possível melhorar o compartilhamento de informação entre colegas, de forma a descentralizar o conhecimento?
  • Tecnologia – Como é feita a gestão propriamente dita? A tecnologia é aliada da empresa nesse momento, com uma engenharia tecnológica eficiente é possível armazenar o conhecimento real da empresa e distribuí-lo para todas as pessoas relevantes;
  • Dados – São as informações brutas que a empresa produz, no entanto, elas são de extrema importância para qualquer planejamento estratégico. É necessário não só as analisar como armazená-las para referência futura;
  • Informação – São basicamente os dados analisados e compreendidos. Isso pode se tornar conhecimento utilizando de contribuições internas e externas à empresa;
  • Processos – Os processos de compartilhamento de informações dentro da empresa devem estar bem estruturados e definidos, de forma que toda a organização possa crescer junta como um todo.

Quais são as principais práticas 

A gestão do conhecimento nas organizações permite a implementação de diversas práticas na empresa. A seguir, vamos falar a respeito das principais:

1 – Esquematizar processos

Ao começar a verificar todas as competências do capital humano da empresa, é possível realizar uma esquematização de todos os processos e conhecimentos que já estão disponíveis. Todos os funcionários devem ser observados e seus perfis analisados, assim, verifica-se em que ponto da jornada cada um se encontra para cada capacidade, sendo possível realocar ou treinar, quando necessário.

2 – Gerar conhecimento

Ao identificar as necessidades de cada um, a empresa deve passar a gerar o conhecimento necessário e aplicá-lo onde foi identificada a necessidade. Ao realizar um bom gerenciamento do que já está disponível internamente, pode-se iniciar a criação de conteúdo para treinamentos, passá-los para quem for necessário e arquivá-los posteriormente.

3 – Benchmark

Para maximizar o conhecimento da sua empresa, o benchmark é de extrema importância. Definir qual será o ponto de comparação, que indicadores serão utilizados, obter as informações, analisá-las e desenvolver um plano de ação são essenciais para o desenvolvimento da gestão.

4 – Compartilhamento

Como já mencionamos anteriormente, incentivar o compartilhamento de informações e competências entre os funcionários é crucial para o crescimento da empresa em geral. Muitas vezes a solução para os problemas já existe internamente mas as empresas acabam passando diretamente para a solução externa.

Como usar vídeos para gestão do conhecimento?

Já compreendemos como funciona a gestão de conhecimento em organizações, no entanto, podemos ir ainda mais longe. Para gerar conhecimento e competências, é necessário engajar e motivar seus funcionários, além de compartilhar as informações criadas com eles.

Para isso, vídeos são, comprovadamente, a melhor opção. Três quartos de todos os colaboradores preferem ver um vídeo a ler um texto com o conteúdo corrido.

Realizar treinamentos por vídeo possuem diversas vantagens quando comparadas a outras opções. É possível assisti-los de qualquer lugar, visualizá-los novamente, quando necessário e até mesmo material adicional pode ser disponibilizado.

A empresa também possui custos muito menores quando comparados a um treinamento ou capacitação presencial, dado não possuir custos de hospedagem, locomoção e o custo de oportunidade dos funcionários por não estarem trabalhando.

A gestão do conhecimento nas organizações já tem sido realizada a anos por empresas maiores e fora do Brasil. Com essas dicas e a ajuda da Take5 você pode começar a aplicar essa técnica agora mesmo, aumentando a produtividade e melhorando os resultados da sua empresa. Fale com um de nossos especialistas! 


 

 

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