Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores-chave de desempenho que têm muito a dizer. Mas é preciso ouvi-los com atenção para que eles sejam realmente úteis na hora de realizar a gestão da sua empresa ou projeto.
Indicadores são dados que podem ser medidos e que demonstram os resultados de uma atividade, indicando se eles foram atingidos ou não. A partir da análise dos KPIs, os gestores tomam decisões e definem as rotas a serem seguidas. Utilizados também para mensurar os resultados dos treinamentos corporativos, os KPIs devem ser sempre definidos com base nas necessidades específicas de sua organização.
Uma atividade que se utiliza desses indicadores são os planos de treinamentos corporativos, que requerem um acompanhamento de perto sobre a evolução do aprendizado dos colaboradores.
Se você quer aprender a ouvir o que os indicadores querem te dizer, prossiga a leitura.
Nem todo indicador funciona
Sim. É isso mesmo que você leu: nem todos os indicadores são eficientes. Isso porque é preciso que o KPI tenha aderência com sua empresa ou projeto, ou seja, que ele faça sentido para o seu negócio ou área. Do contrário, ele não mostrará nenhuma informação útil, não aportará nada. Por isso, antes de estipular indicadores, defina quais dados são relevantes para ajudar a medir a evolução de um projeto e, portanto, proporcionar insights que direcionarão as tomadas de decisão.
Como o nosso expertise é em aprendizagem corporativa, aqui vão alguns KPIs que com certeza serão úteis para você gerenciar este assunto:
#1 – Indicador de adesão
Esse indicador tem o objetivo de avaliar qual o índice de pessoas que se inscreveram para um determinado treinamento. Com esse dado, é possível saber qual a porcentagem de colaboradores interessados naquele tema.
Com o indicador de adesão, os gestores conseguirão avaliar a quantidade de pessoas que foram convidadas e que de fato se interessaram por um treinamento, avaliando se o percentual está dentro do esperado, acima ou abaixo.
Esse é um indicador-chave para mensurar o engajamento do público-alvo de um treinamento. Se o resultado for ruim, antes de prosseguir, pare e analise os motivos pelos quais a adesão foi baixa. Muitas vezes, não se trata de falta de interesse do participante, mas sim de uma falha na divulgação do evento e/ou no baixo incentivo à prática de aprendizagem na empresa como um todo.
O melhor caminho para entender as causas de uma baixa adesão e solucionar o problema? A curiosidade. Converse com os colaboradores, entenda suas expectativas, interesses e motivações. Pesquise sempre.
#2 – Indicador de abandono
Pessoas que começam e abandonam um curso no meio: onde vivem? O que buscam? Por qual razão se desmotivam? Descubra os porquês de forma prática avaliando corretamente o KPI de abandono.
Como podemos prever pelo nome, esse indicador avalia o comportamento de desistência dos treinamentos. Nessa etapa, o colaborador já se inscreveu e iniciou o conteúdo, porém não finalizou o curso ou treinamento.
Para fazer um bom uso deste indicador, o primeiro passo é identificar qual a taxa de abandono dos treinamentos e avaliar os resultados. Feito isso, investigue em qual parte do treinamento os participantes estão apresentando dificuldades ou desinteresse a ponto de largar o conteúdo.
Identificando esses pontos, será possível focar na causa do problema e trabalhar na etapa em que está ocorrendo a desistência, tornando a jornada de aprendizado mais motivadora e fazendo com que os funcionários atinjam o objetivo final: concluir o treinamento para evoluir com ele.
#3 – Indicador de reação
Se por um lado temos os desistentes, do outro temos a galera do “coloca o cropped e reage!”. Enfim, as pessoas são diferentes e têm opiniões distintas. Para entender o comportamento delas, contamos com o indicador de reação, que permite medir como os colaboradores reagem aos treinamentos e o que pensam dos conteúdos, ouvir suas percepções, elogios e críticas, a fim de traçar planos de ação de melhorias.
Abra a cabeça e o coração para ouvir todos, inclusive (e, talvez, principalmente) quem abandonou um curso se quiser compreender sua desmotivação e as causas que o levaram a desistir antes da finalização. Você pode fazer isso solicitando o feedback dos participantes de forma anônima, dando total liberdade para se expressarem.
Um fator importante é realizar as avaliações após alguns dias do treinamento, dando tempo para eles consumirem o conteúdo e poderem falar sobre ele com propriedade e sem nenhuma pressão.
O indicador de reação funciona como uma avaliação ou pesquisa de satisfação que mede as percepções positivas e negativas dos participantes. Não subestime esta etapa, ela é chave para o processo de melhoria contínua da sua área ou empresa.
#4 – Indicador de avaliação média do aprendizado
Chegamos na hora da verdade! Este indicador avalia o índice de aprendizado dos colaboradores, identificando o nível de conhecimento com base nos treinamentos aplicados. Esse KPI tem a finalidade de mostrar se os colaboradores estão aplicando o aprendizado e se isso está trazendo resultados reais para a empresa.
Esta etapa costuma ser mais demorada que as demais, pois requer informações sobre o comportamento dos colaboradores e isso exige tempo.
Uma forma prática e rápida de obter resultados concretos é aplicando testes antes e diretamente após a realização dos treinamentos, obtendo, assim, um comparativo real do aprendizado a respeito do conteúdo abordado. Com esse indicador, você calculará a taxa média de aprendizado do programa de treinamentos na sua empresa.
#5 – Indicador de aproveitamento individual
O KPI de aproveitamento individual busca identificar quantos participantes ampliaram conhecimentos e passaram a desempenhar novas habilidades e qual foi o peso dos treinamentos nessa mudança. Algumas dicas: meça a quantidade de promoções/mudanças de cargo ocorridas entre os participantes dos treinamentos, faça pesquisas para avaliar se os colaboradores passaram a aplicar os conhecimentos adquiridos em sua rotina, investigue de que forma a exposição a novos aprendizados impactou em sua jornada profissional individual. Dica plus: tenha uma pessoa (ou um time) focada em fazer esse acompanhamento de forma contínua.
#6 – Indicador financeiro
Por último, mas não menos importante, temos o indicador financeiro, que tem o objetivo de medir o investimento que sua empresa aplica em educação corporativa e o custo de treinamento por colaborador.
Esse indicador é estratégico, pois mede quais são os resultados que sua empresa está obtendo com os treinamentos. Por meio dele, é possível também relacionar qual a taxa de aumento ou redução dos resultados ao longo do tempo. E, assim, reconhecer se está valendo a pena o investimento (o famoso ROI).
Na prática, quais as vantagens da utilização de indicadores?
Além de motivar e qualificar os colaboradores, a intenção final dos treinamentos é trazer resultados para a empresa. E, para ter certeza de que está havendo retorno sobre o investimento, é preciso medir. Se você não mede nem acompanha seus resultados, você não realiza gestão alguma sobre eles.
Aqui vão algumas vantagens de utilizar indicadores e medir seus resultados:
- Conhecer melhor os processos de sua organização: com os indicadores, é possível mapear os resultados por atividade, processo, setor ou outros aspectos, identificando falhas e oportunidades de melhorias.
- Mudanças de rota: o KPIs possibilitam que os gestores acompanhem seus resultados, sejam finais ou parciais, sendo possível alterar processos ou ajustar atividades sem perder o timing.
- Processos de RH: os KPIs são essenciais para as equipes de Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional e/ou T&D pois facilitam a tomada de decisão do setor e propõem resultados mais objetivos com base nos resultados das avaliações individuais dos colaboradores. Desafio: sua área de Pessoas já trabalha com indicadores?
- Estruturação de metas: é possível utilizar os treinamentos para estipular metas de negócio. A aprendizagem corporativa é capaz de resultar em uma equipe de alto nível com capacidade de gerar resultados e lucros reais.
Para quem já trabalha com indicadores, mas quer dar o próximo passo:
A cereja do bolo para quem já entendeu a importância dos KPIs e já trabalha com eles é: estruture o acompanhamento dos seus indicadores de resultados através de um sistema de Business Intelligence (BI). Gerencie e controle os rumos da sua área através de bases de comparativo, relatórios cruzados e análises consistentes que proporcionarão uma visão muito mais ágil e assertiva dos seus resultados.
Se sua empresa quer investir em um programa de treinamento corporativo ou em soluções de Business Intelligence, fale com os especialistas Take 5, a empresa parceira na hora de gerar resultados através da aprendizagem corporativa.
Acesse http://labgravidade.com.br/ e saiba mais.