People Analytics: o que é e como aplicá-lo em treinamentos corporativos

 

Muitos já ouviram os termos Google Analytics, Facebook Analytics ou até mesmo YouTube Analytics, portanto ao ler o título deste texto, podem pensar que estamos falando de um software para a gestão de pessoas, no entanto, esse não é o caso. Mas afinal, o que é People Analytics?

Antes de mais nada, devemos pensar nas empresas. Qual é o maior bem de uma empresa? Seus funcionários. Quando a equipe está motivada, engajada e aplicada grandes resultados podem sair de cada um dos setores da empresa, fazendo com que seja necessário que os colaboradores sejam se não o principal, parte das maiores preocupações da empresa.

People Analytics é isso, a denominação de uma metodologia que pode ser aplicada pelo setor de RH das empresas visando criar uma atmosfera de trabalho satisfatória, eficiente e feliz.

Neste artigo iremos tratar uma série de pontos: o que é People Analytics, quais seus níveis, como é aplicado no Brasil, quais as vantagens de aplicá-lo na sua empresa e quais suas aplicações para o treinamento corporativo.

Siga conosco e venha aprender mais sobre essa tendência!

O que é People Analytics?

Em português, este termo significa análise de pessoas, ou seja, é uma forma de o setor de recursos humanos da empresa agregar informações a respeito de todas as pessoas dos mais diversos departamentos, organizar isso e identificar padrões ou necessidades. Esse método leva o gerenciamento de recursos humanos a um nível de excelência, trabalhando diretamente em cima dos talentos da empresa.

Normalmente essa agregação e organização é feita por software, onde é possível tirar conclusões a respeito da produtividade, eficiência, o quão felizes estão de estarem trabalhando lá e até mesmo o engajamento com os propósitos da empresa.

Em resumo, trata-se de uma forma multidimensional de analisar todos os fatores com relação aos funcionários. Os dados são coletados individualmente, através de observação e até mesmo nas redes sociais dos colaboradores.

Desta forma é possível tirar conclusões como:

  • O que traz motivação?
  • Situações de conflito;
  • Motivos para baixa produtividade.

Níveis de analytics e quais informações trazem?

A consultoria Gartner propôs a divisão do People Analytics em quatro níveis, vamos a eles:

1 – Descriptive Analytics

Ou análise descritiva, é o nível em que as informações permitem debruçar-se sobre o que aconteceu no passado, em algum período de tempo definido. Esse nível já é utilizado como ferramenta pelos setores de Business Intelligence das empresas.

2 – Diagnostics Analytics

Ou análise de diagnóstico, permite analisar as razões por trás de um problema, utilizando-se de técnicas estatísticas e análise de informações avançadas.

3 – Predictive Analytics

Análise preditiva, utiliza dos dois níveis anteriores, ou seja, do que aconteceu no passado e das razões por trás de um problema para projetar cenários futuros, da mesma forma, utilizando técnicas avançadas de estatística e econometria.

4 – Prescriptive Analytics

A análise prescritiva é o nível mais avançado de todos, onde é possível identificar soluções para os problemas, minimizando o risco e qualquer situação adversa.

Na prática, o People Analytics pode ser utilizado para muito mais do que encontrar um candidato ideal para uma vaga, sendo possível monitorar o clima organizacional, definir aumentos e promoções e até mesmo cruzar informações dos colaboradores para definir quem está mais apto a ser convidado para um desenvolvimento de carreira, com treinamento de vendas online, ou treinamento de profissionais de trade marketing, por exemplo.

Como engajar seus colaboradores

People Analytics no Brasil

No Brasil essa técnica já vem sendo implementada, com aproximadamente 75% dos gestores de recursos humanos reconhecendo sua importância, em 2016 e quase 90% em 2018, mostrando crescimento considerável no período. Apesar disso, ainda caminhamos a passos lentos, com apenas um décimo das empresas utilizando da estratégia de forma madura, e menos de um quinto utilizando-a para a tomada de decisões.

Isso demonstra que, além da utilização do People Analytics aplicado ao treinamento corporativo, o contrário também é verdadeiro, as empresas necessitam aplicar a educação empresarial para que seus funcionários aprendam sobre o People Analytics. A tendência para os próximos anos é o Brasil recuperar espaço nesse gap e equiparar aos números do resto do mundo, utilizando o PA cada vez mais no dia a dia da empresa.

Por que adotar o People Analytics na sua empresa?

Os benefícios de adotar o People Analytics na sua empresa são diversos, dentre eles trazer mais eficiência e excelência para o setor de Recursos Humanos da empresa, compreender melhor seus funcionários, motivações e razões por alta ou baixa produtividade, criar métricas para atrair profissionais de ponta, com treinamentos, valorização, plano de carreira, entre diversas outras.

Empresas como Google, YouTube e Facebook utilizam dessa técnica há anos, e por conta disso, hoje são consideradas referências quando se fala na satisfação dos seus colaboradores.

O velho método de análise do RH, com uma ou duas pessoas tomando as decisões por conta de julgamento pessoal não levará sua empresa para frente. Melhorar os processos e as ferramentas sendo utilizadas é a chave para embarcar no novo século.

O processo de análise tecnológica nos treinamentos corporativos

Quando falamos sobre People Analytics e treinamentos corporativos, estamos falando de um ganho de eficiência descomunal. Já demos um exemplo anteriormente, identificando e traçando perfis de liderança para serem trabalhados, porém há outros benefícios:

  •  Contratação – Ao utiliza PA, seu processo de contratação já irá levar alguém mais qualificado para sua empresa, reduzindo custos de treinamento em tarefas mais simples;
  • Análise da equipe – Ao analisar toda a equipe de colaboradores, é possível identificar quais são os gargalos de conhecimento de cada setor, ou até mesmo localizar individualmente quem necessita de capacitação. Desta forma, os treinamentos ficam mais eficientes e a empresa economiza;
  • Retenção – O PA pode ajudá-lo a encontrar profissionais dentro da sua empresa que não estão satisfeitos e necessitam uma valorização. Isso pode vir através de promoções, mas também de cursos e capacitações (comprovadamente um dos fatores que mais retém talentos);
  • Predictive Analytics – Como já mencionamos anteriormente, ao prever cenários futuros, é possível tomar a dianteira e já oferecer treinamentos que evitem essas situações.

Neste artigo aprendemos o que é People Analytics e seus níveis, a importância de utilizá-lo e como eles impactam no treinamento corporativo. Vimos também o desenvolvimento do seu uso no Brasil, o que é tendência para os próximos anos.

E você? Vai ficar de fora dessa? Entre em contato com a Take5 e saiba como começar a aplicar essa metodologia em sua empresa.


 

 

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