Por que o lightboard facilita a criação de cursos a distância?

Os dispositivos tecnológicos à disposição da educação são cada vez mais úteis, tanto em espaços convencionais, como a sala de aula, quanto na formação a distância – vale ressaltar, viabilizada pelos avanços da informática.

A velocidade com a qual as inovações invadem o mercado de aprendizagem torna a experiência pedagógica completamente diferente entre a geração que agora ocupa as escolas e os alunos formados há uma década.

A última novidade da área é o lightboard: recurso que aproxima a relação entre professores e alunos.

Descubra tudo sobre a mais nova invenção e por que aplicá-la em cursos a distância: continue lendo o blog!

 

Entenda: o que é lightboard

Preocupado em facilitar a aprendizagem de seus alunos do curso de engenharia mecânica da Northwestern University, o professor Michael Peskin desenvolveu uma forma inovadora de apresentar complexas equações.

Seu objetivo era gravar aulas e, ao demonstrar o conteúdo, continuar de frente para os alunos: uma estratégia para manter os ouvintes engajados.

Dessa forma, um dos conceitos clássicos da sala de aula – quando é preciso que o professor apresente conteúdo na lousa – é rompido.

Assim, com o uso do lightboard, profissionais podem se conectar ainda mais com seu público e inovar a maneira de abordar temas.



Como funciona?

Tecnicamente, o lightboard é composto por uma folha de vidro, totalmente transparente, com uma armação de metal revestida com luzes de LED.

As informações que precisam ser compartilhadas com os alunos são desenhadas e/ou escritas com marcadores fluorescentes.

Este recurso ajuda em três aspectos:

  • Prende a atenção dos alunos, pois – estar sempre de frente para eles –, ajuda na concentração;
  • Menor investimento no cenário do vídeo, pois o resultado do uso das canetas fluorescentes é bastante chamativo e moderno, criando a sensação de que as letras estão flutuando;
  • Diminui o tempo de produção de vídeos, uma vez que possíveis trabalhos de design são substituídos pelos desenhos e apresentações feitas pelos docentes.

 

Como utilizar o lightboard?

A tecnologia é voltada, especialmente, à educação virtual por integrar vantagens:

  • Versatilidade de apresentação do conteúdo: o professor tem autonomia para expor o tema da aula sem recursos de design, diminuindo os custos para as empresas criadoras do curso;
  • Não é preciso recorrer à formação dos docentes para utilizar com a ferramenta. Os equipamentos é que oferecem o subsídio necessário para o seu trabalho: estúdio, lightboard, equipamento para captação de vídeo e áudio e editor de vídeo;
  • Com o uso desse método de aprendizagem, a frequência de gravações aumenta, enquanto, as despesas tendem a diminuir. Resultando em mais cursos e aulas disponíveis para alunos.

 

Outras tecnologias de aprendizagem a distância

Para uma abordagem ainda mais integrada dos cursos a distância, outras tecnologias podem ser mobilizadas.

O uso da metodologia do lightboard, por exemplo, pode compor o início de um módulo que irá contar com gamificação, para reforço de conceitos já apresentados, além de utilizar recursos como competição, premiação e persistência para aprender.

A realidade virtual, por sua vez, é outra possibilidade de aproximar, de tornar prático os itens apresentados nos dois formatos já citados.

A inteligência artificial, por sua vez, também ocupa destaque dentro dessas ferramentas, pois sua capacidade de customizar necessidades é seu grande atributo. Um sistema criado com foco em educação a distância pode acompanhar o aluno em todas as suas etapas, compreender seus principais gaps e contribuir com conteúdos específicos e exclusivos para cada carência individual – criados, inclusive, com a metodologia do lightboard.

A relação de cada uma dessas metodologias de ensino é a comprovação de que a tecnologia está de vez na área do ensino e que, se unidas, podem favorecer, e muito, a educação.

 

Recapitulando

O lightboard é uma tecnologia recente e aplicada em grandes universidades, como as renomadas Havard e Stanford, com o objetivo de integrar, ainda mais, alunos e professores e facilitar o aprendizado a distância.

A novidade ainda não é muito difundida no Brasil, mas já aparenta, seguindo a experiência internacional, ser tendência. Pronta para revolucionar a relação de produção de conteúdo para cursos a distância.

Além de apresentar um aspecto visual atraente e prático para os desenvolvedores dos conteúdos educacionais on-line, a ferramenta é ótima para responder questões complexas e, se unida a outros recursos tecnológicos como a gamificação e realidade virtual, pode transformar a relação dos alunos com o ensino.

 

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